Golpe do cartão de crédito


Aposto que você viu a imagem e pensou que jamais cairia em um golpe desses, mas espere até o final.
O golpe é mais elaborado do que você está pensando. O bandido, se passando por funcionário do banco, liga para a vítima (normalmente, no telefone fixo) e avisa que os cartões da vítima foram clonados (o que é mentira).
Quando isso acontece, o bandido sabe seus dados pessoais, sabe o que e quando você comprou no cartão, sabe qual a sua agência bancária, sabe muita coisa mesmo. Pois é, quem está vazando esses dados? Mesmo que você duvide de tudo, desligue o telefone e ligue para o número oficial gravado no cartão, os bandidos conseguem redirecionar a chamada e “puxar” para eles.
E é aí que a vítima cai, afinal de contas, foi ela que ligou no número do banco.
Quando eu ouvi isso, achei que fosse mentira. Como é que se pode redirecionar uma chamada? Não faço ideia, mas fazem.
Fazem, porque são várias as pessoas que já caíram nesse mesmo golpe. Depois disso tudo, você acaba entregando qualquer informação que eles queiram. Por fim, os bandidos dizem que precisam enviar alguém credenciado do banco para buscar os cartões na sua casa. A pessoa vem, uniformizada e agindo de forma profissional.
Depois que você entregou tudo o que eles queriam, o prejuízo inimaginável acontece.
Entenda uma coisa: o banco NUNCA vai buscar os seus cartões, não importa o motivo. Se você receber uma ligação informando suposta clonagem, diga que quer bloquear os cartões, mas jamais forneça quaisquer informações, especialmente por ligações.
Prefira ir até o banco, ligar para o seu gerente ou usar o chat do banco dentro do aplicativo (eles são obrigados a manter o aplicativo seguro). Compartilhe isso com sua tia, seu cunhado, seu vizinho, e etc. Ninguém está blindado de golpes.
Se tudo der muito errado, é possível entrar com processo judicial (contrate um advogado de confiança!).
Ficou com alguma dúvida?
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